quarta-feira, 9 de março de 2011

Atividades paralelas

Há uma tendência muito grande, nos dias de hoje, de se fazer mais de uma coisa ao mesmo tempo, também graças ao advento da informática. Os computadores recentes (digamos de 2007 pra cá) conseguem processar muitas informações ao mesmo tempo, gerenciar diversos softwares abertos e, nós que somos muito habituados a isso, queremos que no nosso dia a dia as coisas funcionem dessa maneira.

messengers

Quando surgiram os mensageiros instantâneos uma nova forma de comunicação começou a se desenvolver: uma comunicação por turnos. Mas e quando os turnos não são devidamente respeitados? Afinal, conversar não é como um jogo, onde é necessário seguir certas regras ou você está fora. Cada um tem o seu jeito e os grupos se formam quando esses “jeitos” se combinam.

Durante uma conversa (não online) eu percebi uma coisa. Muitos já devem ter observado isso mas, em uma surfada minha pelo Google, eu não encontrei nada. Trata-se de conversas paralelas entre os mesmos indivíduos. Quem nunca se deparou com isso no msn? Pode ser que alguém pense “ah, mas isso é característico da conversa por escrito”, porém, antes dos sms, não existia isso. Não conseguiu entender ainda? Bom, um exemplo típico é quando acontece a seguinte conversa entre a AAA e a BBB:
____
AAA: Oi! Tudo bem?
 BBB: Td sim, e vc?
AAA: To bem, tb, e aí, novidades?
AAA: Ah, vc viu o novo filme?
BBB: Voltei ontem da praia.
BBB: Que filme?
AAA: Nossa, que legal! E choveu?
BBB: Não, tava nublado só.
AAA: Aquele com o Liam Neeson, não lembro o nome.
 BBB: Ah, mas que jeito vc qr q eu lembre?
AAA: Mas tava calor por lá ou tava mto frio?
BBB: Só que é o único q tá em cartaz com o Liam Neeson, né!
___
E por aí vai. Acontece muito comigo e conheço muita gente que passa por isso também. Eu gostaria de fazer uma pesquisa mais aprofundada sobre o assunto, pois isso também influencia o nosso cotidiano. Uma amiga minha mencionou que costuma fazer isso falando com a mãe dela, gerando vários desencontros de informações, com direito a um “apaga a porta e fecha a luz antes de sair de casa”. Isso acontece às vezes, mas isso prova o quanto falamos muita coisa sem perceber os graves erros no sentido dessas mesmas coisas, afinal, nesse caso aconteceu na família dela com algo simple, mas imagine em uma situação mais séria, uma informação invertida desse tipo pode ter um impacto bem maior.

communication-breakdown

Pode parecer tempestade em um copo d’água, mas acredito que se não houver disciplina, pelo menos um pouco, a dificuldade para se expressar vai se tornar cada vez maior, afinal, o cérebro é muito mais veloz do que o corpo, ou seja, ele dará muitas ordens fisicamente impossíveis de serem obedecidas. As ferramentas que facilitam a comunicação não devem atrapalhar a própria comunicação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário