sexta-feira, 25 de março de 2011

Marketing “multicanal”

O título deste post remete a uma tradução livre referente ao tema da matériaSmartphones publicada pelo The Next Web hoje. Achei interessante compartilhar a informação. No meio publicitário, atualmente, existem diversas mídias novas que diferem não só no funcionamento, mas também na linguagem utilizada. São as redes sociais e os celulares.

De acordo com Courtney Bold Mayers, editora do The Next Web em Nova York, as vendas de smartphones superaram as de computadores no ano passado e 78% deles eram usado para comércio. Em outras palavras, as pessoas compram celular para comprar através deste. Isso tem um impacto significativo na forma em que as empresas devem conduzir o marketing digital. Numa entrevista com um dos responsáveis pela estratégia de plataformas da Usablenet (empresa B2B especializada em marketing digital), foi revelado que grandes marcas do exterior já estão atentas às novas mídias e estão sendo bem sucedidas em suas ações.

Na prática

  • A empresa inglesa ASOS, especializada em moda, combinou a funcionalidade do e-commerce com redes sociais. Sua comunidade no facebook permite que usuários vejam, comprem com segurança e compartilhem suas experiências sem a necessidade de sair da rede. Obviamente eles perceberam que essa é uma rede muito otimizada para celulares e dispositivos portáteis, o que torna a compra muito mais prática para o usuário. O total de acessos únicos é de 11 milhões e ela tem 500 mil seguidores no facebook, todos interagindo, comentando sobre os produtos e sobre a empresa.
  • A empresa Marks & Spencer, uma loja de roupas e móveis também da Inglaterra, que lançou um site específico para mobiles e nos primeiros 3 meses recebeu 1,2 milhões de visitantes. Foram 13 mil compras em 90 dias, graças a sua eficaz logística.
  • A Fairmont Hotels lançou um app para o iPhone em que o usuário não só gerenciava suas reservas, mas também tinha acesso a pacotes de viagem por tema, como Celebração, Cultura, Família, Gastronomia. Os usuários podiam ver os 10 melhores destinos ao redor do hotel escolhido, que os levava aos melhores restaurantes e setores de compra. E, enquanto navega por esses ítens, o hotel é valorizado por uma apresentação de fotos no aplicativo, aumentando ainda mais a vontade do consumidor.

iPhonesEsse são três dos exemplos citados pelo estrategista da Usablenet. Achei interessante compartilhar, pois, embora o Brasil tenha a ”tradição” de se atrasar um pouco no quesito tecnologia (ou na aplicação destas), é importante que os profissionais da área de comunicação estejam preparados, pois, se já tem la fora é uma questão de tempo até chegar aqui.

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