sexta-feira, 4 de março de 2011

O novo sistema antigo de ensino

Hoje, na faculdade, após a aula de multimídia conversei um pouco com meu professor. Na aula discutíamos sobre o impacto da tecnologia na sociedade, o recém-nascido iPad 2 e o futuro da comunicação, nesta era denominada "pós-computador” por Steve Jobs.

steveInaugurando a era “pós-computador”? É um bom vendedor, fala sério!

Mas o assunto que acabou surgindo era sobre o tema da minha pesquisa: Mobiles e o mundo conectado. Li no Baixaki um artigo sobre a vinda de um possível novo sistema de educação: o sistema online. Parece um tanto óbvio e redundante, mas nunca foi tão próxima a possibilidade de tornar isso real. Os iPads estão despencando de preço no Brasil e, embora ainda na casa dos R$ 1.500,00, eles estão mais próximos de se tornarem populares. Por mais defasados que fiquem devido ao lançamento do iPad 2, eles ainda têm grande serventia para usuários que procuram um portátil bonito e adequado às suas necessidades. Já existem faculdades no Brasil que usam o tablet ao invés do caderno, e nos EUA até uma escola de ensino fundamental no Tennessee.

escolaAté dá uma invejinha, né?

Tudo isso para chegar na questão discutida com meu professor: o processo de aprendizado pode mudar daqui para a frente, afinal, se teremos um sistema de educação em que os alunos baixam a aula que o professor dá, por que não fazer isso remotamente? É uma questão complexa, principalmente para os pequenos que começam sua formação pessoal e profissional nas primeiras séries.
Sem ampliar muito o assunto, levemos isso para as salas de aula das universidades, qual seria o resultado? Um sistema de ensino em que os alunos e os professores se reuniriam esporadicamente para debaterem as questões estudadas no decorrer do período de estudo remoto. Hoje já temos o ensino a distância em muitas escolas técnicas e até faculdades, quanto falta para isso se tornar o "normal"?

estudoonlineSeria bem legal.

Não sei qual a fonte que meu professor consultou para me trazer essas ideias, por isso não as citei aqui, no entanto, são argumentos muito plausíveis, ou talvez uma pequena profecia do que será o futuro do sistema de ensino. Esse método de aprendizagem lembra os primórdios da escola, na antiguidade, como eram com os filósofos. Existe uma teoria de que tudo é um ciclo, quando se completa o arco, há um retrocesso. Vemos isso com mais frequência em roupas da moda. Sempre voltam. Mas estamos falando de um sistema de ensino de aproximadamente 6000 anos atrás, isso é algo que eu não tinha visto nem imaginado.

filosofosPode ser que funcione, afinal.

Eu gostei da ideia. Otimizaria o tempo do aluno e do professor. Talvez até fosse mais eficaz do que o método atual, em que se "obriga" o aluno a ir assistir aula.

______
Tudo isso por causa de um iPad? Sim. As tecnologias evoluem tornando a comunicação mais eficaz, o que proporciona uma aceleração no desenvolvimento de novas tecnologias. Por isso existe essa crescente exponencial de novidades eletrônicas e bugigangas. É melhor nos acostumarmos a nunca estarmos totalmente atualizados, porque há muito tempo não estamos.

Um comentário:

  1. Creio que estar atualizado significa conhecer o passado já que vivemos revivendo os ciclos que o mundo já viu, a única diferença é que surgem novas tecnologias com novo design...Mas a teoria continua a mesma pois é eficaz em sua funcionalidade e aplicação.

    ResponderExcluir