sábado, 26 de março de 2011

Ferramentas de animação no Youtube

Há muito tempo a criação de vídeos é popular, no entanto, ainda existia certa dificuldade para pessoas mais leigas criarem animações. O Youtube se uniu a três serviços interessantes para criá-las: GoAnimate, Xtranormal Movie Maker e Stupeflix Video Maker. É necessária uma conta no Youtube para desfrutar desses recursos. As impressões que tive dos dois primeiros (eu ainda não teste o Stupeflix) são:

  • GoAnimate: Cria animações 2D, permite o upload de material próprio, como música, gráficos estáticos ou dublagem. Tem a função Text-to-Speech em várias vozes, mas todas são em inglês. O controle dos personagens é satisfatório, é uma pena que haja uma quantidade pequena destes. Já os cenários são abundantes e permite o controle da câmera no vídeo.
  • Xtranormal Movie Maker: Cria animações em 3D, bastante simples, tem vozes em várias línguas, mas nem todos os idiomas tem voz masculina e feminina (português, por exemplo, tem só 1 voz feminina). Não tem controle de câmera, embora a finalização seja bacana. É um serviço pago, portanto, tem poucos elementos gratuitos, servindo mais como um “demo” do que um serviço mesmo.

Veja abaixo uma animação que fiz com o GoAnimate. É uma criação rápida, demora um pouco para enviar para o Youtube, mas depois de clicar em “Save” você não precisa esperar o envio.

A interface do GoAnimate é simples, e tem um tutorial na primeira utilização. No teste que fiz, ele rodou melhor no Google Chrome.

Apesar de todas serem ferramentas de demonstração para você ficar querendo comprar a versão “premium” delas, dá pra brincar um pouco com o que está disponibilizado lá. Para conhecer mais sobre as ferramentas e experimentá-las, acesse a página youtube.com/create. E, é claro, divirta-se!

Nenhum comentário:

Postar um comentário